sexta-feira, 10 de abril de 2009

Amor de perdição

O livro amor de perdição é o título de uma novela portuguesa de Camilo Castelo Branco. Um dos expoentes do romantismo em Portugal.
O Narrador apresenta-se em terceira pessoa, como podemos ver no final do livro, como o filho de Manoel Botelho, irmão de Simão. Possui aspectos autobiográfico.
Amor de Perdição faz parte de uma corrente literária chamada Romantismo(que nasceu como uma arte fundamentalmente voltada para a expressão do indivíduo e que estabelece como valor não mais o sangue ou a tradição, mas sim as realizações individuais), em que o amor pode levar até a última consequência como a própria morte.
Podemos encontrar características do Romantismo, como por exemplo o Nacionalismo, quando o autor relata que Simão volta para sua cidade natal Viseu:"No entanto Simão recolhe a viseu com seus exames feitos e aprovados".
Outra característica do Romantismo é a valorização do heroísmo, quando João da Cruz oferece-se para ajudar Simão a fugir, mas ele não aceita, pois é o típico herói romântico: "Fuja, que a égua está ao cabo da rua - disse o ferrador ao seu hóspede.Não fujo...salve-se depressa -respondeu Simão. Fuja, que se ajunta o povo e não tardam a ir os soldados. Já disse que não fujo - replicou Simão".
Estado de alma triste e melancólico podemos notar quando Simão depois que lê a carta que sua mãe mandara, chora:" Simão Botelho, refletiu alguns minutos[...]. Quando saiu [...], tinha os olhos marejados de lágrimas".
A diferenciação entre o indivíduo e a sociedade em que vive é outra característica do Romantismo, percebe-se isso bem no início da história, onde conta que Simão e Teresa pertencem a famílias distintas, que se odeiam, mas mesmo Teresa contra a vontade de seu pai não aceita casar-se com seu primo Baltazar:"[...] Não devo ser esposa do amigo a quem não posso amar."
Pode se ver também a fuga do presente para um passado idealizado ou um futuro utópico, quando Simão escreve uma carta para Teresa dizendo: "[...] Dize-me a noite a hora que devo esperar-te para fugirmos".
Concluo então o conjunto de características do Romantismo em Amor de Perdição, idéias fixas, a conduzir para desenlaces trágicos ou dramáticos, através de atos extremistas baseados na paixão desenvolvida ao grau mais elevado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário