sexta-feira, 17 de abril de 2009

Juliana Abreu Soares .

Resenha: Amor de Perdição

O livro conta a história de dois jovens que se apaixonaram mas não podiam viver tal amor pois o mesmo era impossível, já que suas famílias eram declaradas rivais. No desenrolar dessa história muitas coisas acontencem como o surgimento de amores platônicos, e finais não tão felizes.

Amor de Perdição é uma obra literária de Camilo Castelo Branco. Tal obra faz parte de um estilo literário chamado romantismo, que é caracterizado por uma nova visão de mundo contrária ao racionalismo e ligada ao sentimentalismo. É possível perceber que a obra possui características semelhantes ao romance “Romeu e Julieta”, como o amor impossível, e um fim trágico.

A obra apresenta também características da primeira geração romântica, onde os autores se apegam a características clássicas como tradições populares: “Cada família tinha a sua liteira com o brasão da casa.” É possível perceber ainda, características como o sentimentalismo: “... - Não só palavras, primo – retorquiu Teresa com gravidade – São sentimentos que merecem sua estima por serem verdadeiros.”

Estão presentes na obra outras características do romantismo como o pessimismo: “E, antes que o baque do cadáver fizesse ouvir na água, todos viram, e ninguém já pôde segurar Mariana, que se atirara ao mar.” O confessionalismo: “Os poetas cansam-nos a paciência a falarem do amor da mulher aos quinze anos, como paixão perigosa, única e inflexível.” O heroísmo: “Fuja, que a égua está ao cabo da rua - disse o ferrador ao seu hóspede.Não fujo...salve-se depressa -respondeu Simão. Fuja, que se ajunta o povo e não tardam a ir os soldados. Já disse que não fujo - replicou Simão".

O autor em tal obra explora a contradição entre o eu – que quer guiar-se pelos sentimentos – e os limites sociais que tentam impedir a concretização desses sentimentos. Tudo isso passa num cenário cheio de personagens que são voltadas para o bem ou para o mal, sem se desviar de seus propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário