segunda-feira, 13 de abril de 2009

Colégio Universitário – Colun/UFMA
São Luis, 13 de abril de 2009.
Aluna: Fabíola Da silva Caldas
Turma: 2F Numero: 10
Professora: Ludmila

Resenha: A Escrava Isaura

A escrava Isaura era uma escrava de pele clara filha de uma escrava e de um feitor português ..quando a mãe morre ,ela passa a viver com a senhora da casa esposa do comendador Almeida .quando a velha morre ,Leôncio,filho dela e do comendador, insiste em tentar seduzir a escrava, que resiste em todas as maneiras. Contrariando, Leôncio parte para os castigos e ameaças de violência. Por isso, Isaura foge com o pai para recife, onde ela se apaixona por Álvaro, um abolicionista.
Também apaixonado por Isaura, Álvaro tenta proteger a amada das perseguições de Leôncio. Mais Leôncio viaja para recife e consegue trazer Isaura. Quando Isaura, pressionada por Leôncio, esta a ponto de se submeter, Álvaro chega a fazenda e diz que agora é dono de toda riqueza de Leôncio.Leôncio desesperado diante daquela situação se mata com um tiro na cabeça .
As principais características do Romantismo encontradas na historia são:
A prosa:
A Prosa pode ser vista ao logo do livro
A poesia:
“Já nasci a respira os ares da escravidão como semente lançada em terra de maldição, a vida passo chorando a minha triste condição (...)” cap.1 pag.7
A escrava Isaura é uma adaptação resumida para precipitantes (coleção “É só o começo”).Elaboração catalogada por Izabel A . Merlo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário