sexta-feira, 10 de abril de 2009

Trabalho de Literatura

Características do Romantismo em
“ESPUMAS FLUTUANTES”

“Espumas Flutuantes” foi o único livro de Castro Alves lançado em vida.Este livro reúne boa parte das produções líricas do autor, contendo poesias épico-sociais e de amor, entre outras.Este livro de Castro Alves se diferencia das demais obras românticas, porque algumas de suas poesias têm um tom mais real e concreto, pois o amor em evidência não é inatingível, a amada é real.

O livro Espumas Flutuantes foi publicado em 1870, na Bahia.
As características do Romantismo notáveis nesta obra são basicamente: subjetividade, sentimentalismo, natureza interagindo com o eu-lírico, e pouca idealização do amor, da mulher.Nesta obra a mulher é retratada de forma mais realista, mais sensual.

Castro Alves, poeta da 3º geração do Romantismo, nesta obra literária reúne poesias lírico-amorosas em caráter platônico como na poesia “O gondoleiro do amor” da página 37 1º estrofe:
“Teus olhos são negros, negros,
Como as noites sem luar...
São ardentes, são profundos,
Como o negrume do mar; ”

Apresenta também poesias de amor erótico, sensual, como na poesia “Adormecida” da página 64,1ºestrofe:
“Uma noite eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço do tapete rente.”

Poesia social, no poema “O Livro e a América”, página 16,1ºestrofe:
“Vai Colombo, abre a cortina
Da minha eterna oficina...
Tira a América de lá”

As poesias de Castro Alves não seguem uma regra quanto ao número de sílabas poéticas, elas são utilizadas conforme a necessidade do escritor. As estrofes também não seguem uma regra quanto ao seu número, são formadas a partir da necessidade de conduzir a poesia a um final onde há uma grande exposição dos sentimentos do escritor.
Portanto “Espumas Flutuantes” é uma obra literária que reúne em suas 144 páginas, 53 poesias de um escritor romântico, que se destacou no Romantismo Brasileiro, por suas obras que possuem grande expressividade, além de uma notável estética estes poemas revelam um poeta, que apesar de muito jovem, tem pensamentos amadurecidos e é consciente de sua capacidade poética.



Aluna: THAYSSA FERREIRA SOARES
Turma: 2º F

Nenhum comentário:

Postar um comentário