sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Moreninha

A Moreninha
O romance A Moreninha se baseia em uma história em que quatro amigos fizeram uma aposta de que um deles iria se apaixonar no prazo de um mês, durante um encontro em uma ilha no interior do Rio de Janeiro. Este amigo era o personagem Augusto, que foi desafiado porque ele dizia que não se apaixonava por nenhuma mulher. Assim foram passar o feriado na casa da avó do Felipe.
Entre tantos desafios, Augusto encontrou uma menina de 15 anos chamada Carolina e se apaixonou por ela devido a sua beleza e irreverência para uma menina da sua idade. Ao final do romance ele descobre que Carolina era sua prometida de acordo com um pescador que à beira da morte prometera que no futuro ambos seriam felizes para sempre. Esse reconhecimento seria dado graças a uma ajuda que eles deram a este pescador, que em troca pediu ao menino um camafeu e à menina um botão de esmeralda que foram entrelaçados em uma fita e trocados. Esse seria o fator de reencontro dos dois.
Resenha
A Moreninha foi considerado o primeiro romance da literatura brasileira que deu inicio ao Romantismo. È classificado como folhetim, porque foi publicado em capítulos nos jornais da época. O que caracteriza o folhetim é a trama entre heróis e vilões. Esse romance em especial foi feito para agradar as leitoras da época, pouco acostumadas a tramas complexas, por isso, o final é o heppy and .
Apesar do ideal romântico, o livro é rico em fidelidades à época, como por exemplo: a maneira como os personagens se vestem e o modo de falar:
"a coleção de saias, saiotes, vestidos de baixo e enorme variedade de enchimentos que lhe faziam de suplemento à natureza"
Diferentemente de hoje as mulheres completam a natureza do corpo de forma bem diferente, por exemplo, as calças com brilhos e licra, blusas bem decotadas e escandalosas, facilmente percebidas nos uniformes escolares.
"- Então V.S. dá-me licença para falar com toda a sinceridade?
-Rogo-lhe que me desculpe D.Carolina, mas eu julguei dever dizer o que entendia.
- Estás desculpado Sr.Augusto"
Hoje o tratamento entre namorados se dá de uma forma menos formal, a institucionalização do "ficar" não era admitido naquela época, eles viam como falta de respeito. O tratamento da segunda pessoa, embora comum ainda no Maranhão e em algumas localidades nordestinas está em desuso nas regiões mais avançadas linguisticamente do país; percebe-se isso nos folhetins das telenovelas de hoje, entre elas, MALHAÇÂO.
O sistema educacional hoje, é diferente de A Moreninha, o protagonista Augusto está se formando na faculdade de Medicina apenas com 19 anos, e atualmente um jovem dessa idade está começando seus estudos universitários.
Joaquim Manuel de Macedo ao escrever A moreninha marcou o inicio do Romantismo em prosa no Brasil. Hoje ao escrevermos ‘romantismo’ com letra minúscula percebemos a influência da primeira metade do séc. XIX nas obras artísticas como, por exemplo, Zezé de Camargo e Luciano, Roberto Carlos, entre outros.

Raíssa Lucena de Almeida Ramos
2 F prof.: Ludmila

Nenhum comentário:

Postar um comentário