quarta-feira, 15 de abril de 2009

trabalho de werton jose 2-f

COLÉGIO UNIVERSTÁRIO – Colun/UFMA
Disciplina: Literatura 2ª ano F
Prof. Ludmila
Aluno: Werton José


Análise crítica de Amor de Perdição



Amor de Perdição é um romance trágico que possue características como o exagero e o sentimentalismo emocional encontrado na segunda geração Romântica, o Ultra-Romantismo.
É uma novela passional, caracterizando a ação, o tempo e o espaço, bem como o ritmo apressado das intrigas no texto.

“Simão Botelho levou de Viseu para Coimbra arrogantes convicções de sua valentia.” [...] “As recordações esporeavam-se façanhas nova, e naquele tempo a academia dava azo a elas.”.

Encontra-se também o casal heróico, onde o mocinho é aquele jovem com uma vida bem desregrada e a mocinha uma jovem de uma boa família e boa índole. Visto por esse amor que o tomou Simão Botelho, o protagonista, tenta regenerar sua vida voltando a estudar, porém o pai de Teresa, heroína, não aceita e tenta casá-la um com um burguês rico e interesseiro.

“O acadêmico, porém, com os seus entusiasmos, era incomparavelmente muito mais prejudicial e mais perigoso [...]; O destino que ambos prometiam era o mais honesto: ele ia formar-se para poder sustentá-la, e se não houvesse outro jeito; ela esperava que seu velho pai falecesse para, senhora sua, lhe dar, com o coração o próprio patrimônio.”

Nessa novela camiliana aparece uma tríade amorosa Simão, Teresa e Mariana, a última sempre fora apaixonada por Simão, tanto que o acompanhou no exílio e sempre agüentou seu ciúme calada.
Pelo ato emocional Simão Botelho comete um crime, cego pela sua amada acaba sendo julgado e condenado a forca pós o exílio, ela por sua vez é mandada para um convento onde chora de tristeza e saudade. A morte dos dois mais a “amante”, mostra a vida conturbada que ambos tinha:

“De que céu tão lindo cão mãe!... A tua amiga morreu... A pobre Teresa. [...] Mariana curvou-se sobre o cadacer, e beijou-lhe a face. [...] antes que o cadáver se fizesse ouvir na água; todos viram, e ninguém já pode segurar Mariana, que se atirara no mar.”



tudo se perdeu devido a um amor. Assim como ganha também se perde, “Amou, perdeu-se e morreu amando”.

























Referencia
BRANCO, Camilo Castelo. Amor de Perdição. Martim Claret: São Paulo, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário