sexta-feira, 17 de abril de 2009

Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Colégio Universitário - COLUN
Aluna: Jéssica Laiane Nº 13
Disciplina: Português

Professora: Ludmila

RESENHA: A ESCRAVA ISAURA

O livro conta a historia de uma escrava chamada Isaura, que tem como caracteristicas pele banca e bem educada, de uma personalidade nobre sendo propriedade de um senhor cruel e mal carater.
Isaura é uma escrava muito bonita, que sofre com a perseguição de seu patrão Leôncio, que deseja a escrava de uma forma incontrolavel e desesperadora. Mas Isaura sendo uma moça de uma excelente educação e carater nobre, resiste de todas as formas as tentações do seu patrão.
Com o passar dos tempos Leôncio não aguenta mais à resistência de Isaura e parte para castigos e violências. Por isso Isaura foge com seu pai, onde em sua fuga encontra um moço muito bonito, educado, rico e abolicionista onde se apaixona por ele, e ele também se apaixona por ela. Mas não conseguem viver esse romance como queriam. Pois Leôncio vai atras de Isaura que leva a pobre "escrava" de volta para a fazenda de onde morava e era escravizada.
Durante esse tempo que Isaura volta para a fazendo, Leôncio começa novamente com as perseguições e ameaças para com a escrava, que ja não aguentava mais tanta perseguição do Patrão.
Isaura ao ponto de se submeter à tal caso, Álvaro chega com a liberdade da moça. O que deixa Leôncio louco da vida que acaba cometendo uma tragédia: SE MATA COM UM TIRO NA CABEÇA.
Na obra de Bernado Guimarães, podemos observar várias características do Romantismo. A principal característica é a idealização da mulher,como por exemplo, podemos observar isso no momneto em que ele fala " [...] É uma estrela que vem brilhar aqui no Recife.... Não é uma mulher: é uma fada, um anjo, uma deusa!"
Outra caracteristica é que em vários momentos do livro Isaura retorna ao passado ao lembrar de todo o sofrimento de sua mãe, onde teme que seu destino seja o mesmo ao trecho do livro em que diz " [...] - O senhor é capaz de qualquer coisa, como o seu pai, que fez minha mãe morrer de desgoto e maus-tratos. Pelo visto vai fazer o mesmo comigo."
Há também quando se fala em exageros nas emoções. O autor demosntra isso, quando Leôncio vai expressar seus sentimentos pela escrava -
[...] "E eu desejo tonar você mais feliz das criaturas, mas como, se você me recusa essa felicidade que só você pode me dar?" - que de forma exagerada à deseja.
O sentimentalismo também é uma caracteristica presente na obra de Bernado Guimarães, quando Álvaro diz o seguinte [...] "-Vou amar Isaura pra sempre. é estranho ou vergonhoso amar uma escrav?", podemos comprovar tal caracteristica.
E por fim podemos citar também a ânsia de glôria quando um jardineiro cheio de amores por Isaura á diz [...] "- Isaura, eu sou um pobre jardiineiro e sei trabalhar, e ja guardei muito dinheiro. Se você me quiser, como eu quero você, arranjo sua liberdade e a gente casa. Você não devia ser escrava de ninguém."
Emfim, e aqui doi por encerrada minha resenha sobre o livro A Escrava Isaura.
Fiim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário