sexta-feira, 10 de abril de 2009

ESPUMAS FLUTUANTES

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO
SÃO LUIS, 10 DE ABRIL DE 2009.
RUY RIBAMAR ALVES NETO 2°F, N°27.
TRABALHO DE PORTUGUÊS
PROFESSORA: LUDMILA.
Espumas flutuantes, de Castro Alves, foi à primeira obra dele publicada, morreu muito cedo, os grandes nomes da literatura brasileira, com uma doença que ainda não tinha cura, naquela época, que hoje é conhecida e denominada de Tuberculose. Suas obras demonstravam fortes traços da personalidade do autor, como a exaltação da natureza brasileira e a dedicação às causas humanas e sociais.
Merece destaque à figura da mulher, não idealizado, mas envolvida por uma atmosfera de erotismo e sensualidade. Faz bastante usos de figuras de linguagem, como a “antítese” e “hipérbole”.
No aspecto das palavras, nos podemos destacar que o autor do livro faz muito o uso de Rondodilhas, tanto maiores, quanto menores, uma das características bem predominante nos poemas românticos.Vale lembrar que cada poema que contem naquele livro é feito em lugares distinto e anos diferentes.
Castro Alves gostava muito de escrever poemas falando sobre suas próprias opiniões, o poema “QUEM DÁ AOS POBRES, EMPRESTA A DEUS”, ele descreve sobre sua religiosidade, solidariedade que existia no coração dele, uma pessoa boa, amável, sem qualquer tipo de ignorância, arrogância, entre outros.
Na sua obra, Castro Alves, expressa muito o sentimentalismo, com linguagens simples, mas coloquial, mais próxima da realidade do nosso país, como nos podemos destacar as palavras, amor e dor. Castro Alves era casado com uma portuguesa, valorizava muito o amor, o amor era muito, mas valorizado do que o principal desejo da burguesia, o dinheiro.
Na época que o Romantismo surgiu na Alemanha e Inglaterra, o mundo estava em conflitos e isso foi um prato cheio para os autores começarem a criar livros que demonstrassem a realidade.

Convivendo essa realidade, foi gerada uma sensação de angustia, melancolia, insastifação e tédio, que os levavas a buscar saídas, refúgios para o seu mal.
Varias características acima citados foi proposto para o livro Espumas Flutuantes, tendo uma diversificação entre a felicidade, amor, dor e ódio.
No livro, a morte é bastante abrangida, pois ele é um refugio, para tudo que estava acontecendo de mal naquela época. O amor um sentimento lindo, que quando estávamos se sentindo mal, o amor fazia tudo transpirar alegria, envolvendo uma sensação de bem estar.
O livro é bastante romântico, Castro Alves tratou dele com bastante clareza, sempre contendo poesias de caráter social e não existencial, tudo realizado conforme a razão, tendo um amor muito grande pelo seu país.



Fim








As duas flores
São duas flores unidas,
São duas rosas nascidas,
Talvez no mesmo arrebol,
Vivendo no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.

E minha alma estremece de alegria, como ao beijo da noite geme a lira.

Tu paraste na tenda, ó peregrino!
Eu vou seguindo do deserto a trilha;
Pois bem...Que a lira do poeta errante
Seja a benção do lar e da família.







Nenhum comentário:

Postar um comentário